O Brazil dos Barzilay

O Brazil dos Barzilay Nos anais de nossa história conta-se que, entre os primeiros brancos que povoaram o Brasil, havia muitos judeus que vieram fugidos da inquisição da igreja romana. Eles trouxeram costumes bíblicos que se apegaram à cultura brasileira, tal como o pedir a bênção dos pais e de pessoas mais velhas.

Quem não se lembra da geração passada dizendo, antes de sair, ao chegar a casa ou nos cumprimentos: “a bênção, pai, ou mãe, ou tia, ou padrinho, ou vovô? E eles respondiam: “Deus te abençoe, meu filho”! Esse é um costume bíblico herdado dos judeus, registrado em Bamidbar 6.22-27: “Disse Hashem a Moisés: -Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: O Eterno te abençoe e te guarde. Assim, “porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.

Esse costume lindo perdeu sua força após o movimento feminista da década de 60, vindo outra geração cujos filhos começaram a chamar os pais de “você” em vez de “senhor ou senhora”. Perdeu-se o respeito e muita coisa mais.

Há outros indícios da forte presença dos judeus na história do Brasil colonial, Brasil império e Brasil república. Aliás, Brasil antes era escrito com “z”, Brazil, e carrega no seu nome um encargo maravilhoso e uma missão enquanto nação.

Esse nome se originou do “pau de ferro”, uma árvore fortíssima e pesadíssima. “Brasil” em hebraico é escrito assim: ברזיל ; e a palavra “ferro” assim: ברזל (barzel). São idênticas, tendo “Brazil” o acréscimo da pequenina letra (iod). Há uma história que traz a importância do nosso nome e nossa missão.

No Brasil colônia havia um judeu que comercializava o precioso “pau-de-ferro”, ou “pau barzel”, como se dizia “ferro” em hebraico. Pau barzel tornou-se logo “pau brazil”, de onde veio o nome do nosso país.

E se você fala hebraico, ao desembarcar em Israel e lhe perguntarem por sua nacionalidade, você responderá que é “Barzilai” (brasileiro).

Na Bíblia existe um personagem chamado Barzilai, um velho amigo de David Meleher e que o socorreu no deserto quando fugia da conspiração de Absalão (2Sm 17.27-29).

O texto diz que Barzilai e outros amigos de David “tomaram camas, bacias e vasilhas de barro, trigo, cevada, farinha, grãos torrados, favas e lentilhas; também mel, coalhada, ovelhas e queijos de gado e os trouxeram a David e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento”. Barzilai socorreu David com seus bens num momento de grande necessidade. Barzillay e Barzilay são variantes de Barzillai e Barsillay.

O nome é mencionado várias vezes na Torá com Barzilai de Gileade, o amigo do rei Davi, mencionado em 2 Samuel 17.27-29 e 19.32-40. Barzilai, o meolatita, é mencionado em 2 Samuel 21.8. No censo de Esdras (2,61) e Neemias (7,63) um clã sacerdotal leva o nome de “filhos de Barzilai”, seus membros traçando sua descendência para um casamento com uma das filhas de Barzilai.

O nome bíblico produziu vários nomes de família. Ben Barsillai é registrado no século 11 na Espanha; Barsillai no início do século 17 em Eretz Israel; Barzilai no início do século 19 na Itália; Barsilai e Barzel (ambos também ligados a Ir Barzel, a tradução hebraica de Eisenstadt, que significa “cidade de ferro” em alemão, a capital da província austríaca de Burgenland) no século XIX na Hungria e na Rússia; e Barzilay e Barzili no Israel do século 20, bem como Barzillai e Barzillay. Barzilay é documentado como um sobrenome judeu no século 17 no Brasil com Benjamy Barzilay. Os distintos portadores do nome da família judia Barzilay incluem o jornalista israelense nascido no húngaro Eliezer Barzilay.

Ser brasileiro é ser “Barzilai”. E esta é precisamente a nossa missão: ajudar Israel, ajudar as nações em seus desertos. E assim tem sido nossa história: Osvaldo Aranha presidiu a sessão da ONU que estabeleceu o nascimento do Estado de Israel.

Podemos ver que o povo brasileiro foi formado por pessoas de tantas nações que fugiam das guerras, das perseguições, da morte e, aqui, encontraram ajuda, amizade, esperança.

Esta foi e continua sendo a nossa missão: ser “Barzilai”. Podemos ver uma ligação forte do Brazil com Israel nas letras do nosso nome: Brazil (grafia antiga), que se escreve em hebraico sem as vogais (ברזיל ), seria: BRZ(I) L. Veja que nessas 4 consoantes temos as iniciais (como num acróstico) dos nomes de Israel (Jacó), e de suas 4 esposas: B (Bila), R (Raquel), Z (Zilpa), I (Israel) e L (Lia).

Não é interessante carregarmos o nome de Israel conosco? Fomos chamados por D-us para ajudar as nações e para servir aos que estão passando dificuldades. Cumpramos o nosso chamado como brasileiros (como Barzilai). Avante, “Barzilais”, com tefilah, e emunah e a parafraseando a torah: “Feliz és tu, ó Brazil! Quem é como tu? Povo salvo pelo

Eterno, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisareis os seus altos” (Devarim 33.29).

Fontes:
https://dbs.bh.org.il/familyname/barzilay
https://www.genealogieonline.nl/de/rodriguez-lopez-y-uribe-senior/I455.php
https://www.genealogieonline.nl/genealogie-van-der-veen/I20329.php

Tolhuisstraat


http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/82.pdf
https://www.eugenwonders.com/index.php?module=pages&id=101http://www.ofek-olami.co.il/cat/265-%D7%91%D7%A8%D7%96%D7%99%D7%9C

25 comentários em “O Brazil dos Barzilay”

    1. Ouvi e vi está reportagem em um vídeo e resolvi pesquisar melhor e sinto um orgulho muito grande de ter nossa terra em uma história linda como a da bíblia. Sinto mais orgulho ainda da história dessa terra estar também interligada com a história do povo judeu que vive a tantos milênios neste mundo … deu uma vontade de visitar Israel… Obrigado a todos por passarem esse conhecimento adiante.

  1. Adriel Oliveira Rodrigues de Carvalho

    O Senhor me conduziu aos estudos quanto a nossa nação como auxiliadora as outras, como BARZILAI, por um momento deixei de lado os estudos e de certo modo o encargo, porém quando decido procurar sobre meu nome descubro o quanto estou ligado a esse encargo pois me chamo ADRIEL filho de Barzilai neto de Barzilai, tenho imenso orgulho em ser BRASILEIRO essa nação sensacional e maravilhosa.

    1. Que lindo,Adriel eu também me sinto assim é muito emocionada em aprender e descobri com o seu estudo,que o nosso Brasil foi escolhido por Deus,qdo Oswaldo Aranha fez aquele gesto tão nobre….(ISRAEL com Aline)O canal traz muitas curiosidades e estudos….creio que você também vai gostar!!!..obrigado por dividir conosco!!!…Deus te abençoe ABUNDAMENTE!!!.

    2. Carlos Alberto Sá Pereira

      Perfeito! Uma satisfação ser brasileiro. Muito bem contada a história da origem do nome de nossa Pátria

    3. Sara Tâmara Pimentel Neves Lima

      Meu nome é Sara, do meu Esposo é Moisés, do meu filho é Lucas e da minha filha é Adriely, amo meu paiz Brasil e que Deus abençoe Israel!!

  2. Não conhecia essa história, q pena os nossos filhos desconhecem essa história pq não são ensinados nos colégios seculares…. confesso q passei a amar o meu país….em saber q estamos tão ligados ao povo Judeu!!! A ISRAEL

  3. Isso faz tanto sentido do porque o brazil é tão rico é Deus na sua soberania trabalhando na história pra ajudar a Israel e as nações e pra ajudar a evangelizar as nações desde o início da nossa nação temos a cruz no centro antes Vera cruz ou santa cruz bendito seja Deus

  4. Conceição de Maria Pereira dos Reis

    O avô da minha mãe era judeu, morava em Portugal na Cidade do Porto e veio fugido para o Brasil em 1944. Minha filha está fazendo a árvore genealógica e descobriu que ele tinha mais 5 irmãos segundo o que consta na Torre do Tombo, o problema é que não aparecem em lugar nenhum (sumiram). Meu bisavô veio num navio fugido pra não morrer, essa era a história contada pelos meus avós, pais e tios, história que não podia ser contada a estranhos. Nós morávamos num lugar perto de Turiaçu-Maranhão, esse lugar só havia parentes e quem era parente do meu papai, também era parente da minha mamãe, traduzindo: como não havia outras famílias, o sobrinho pedia para a tia a própria prima em casamento. O que me motivou a escrever este comentário é que em todos os meus familiares se toma benção até hoje e ai dos meus filhos e sobrinhos se deixarem de tomar benção!

  5. Carlos Alberto Sá Pereira

    Perfeito! Uma satisfação ser brasileiro. Muito bem contada a história da origem do nome de nossa Pátria

  6. Olá povo abençoado do nosso Deus. Eu estava aqui lendo a Bíblia em Samuel,e me deparei com o nome Barzilai e fiquei me perguntando se o nome do nosso pais tem algo em comum com o nome do ancião descrito na bíblia. Pesquisei a fundo e me deparei com esse estudo e comecei a chorar e agradecer por ter nascido no Brasil. Um lugar acolhedor,um povo de coração bom. Uma nascao escolhida por Deus para abrigar e proteger cativos . Obrigado Deus por ser uma descendente de um lugar que jorra água no deserto para saciar a cede de outros povos,línguas e nações.

  7. Joel Pereira da Silva

    A história é sempre escrita por quem está no poder. Sempre desconfiei quando diziam que havíamos sido colonizados por degredados, a escória da Europa. Achei muito coerente e crível esta hipótese tendo em vista que o Brazil era governado por quem comandava a inquisição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *