O Brazil dos Barzilay Nos anais de nossa história conta-se que, entre os primeiros brancos que povoaram o Brasil, havia muitos judeus que vieram fugidos da inquisição da igreja romana. Eles trouxeram costumes bíblicos que se apegaram à cultura brasileira, tal como o pedir a bênção dos pais e de pessoas mais velhas.
Quem não se lembra da geração passada dizendo, antes de sair, ao chegar a casa ou nos cumprimentos: “a bênção, pai, ou mãe, ou tia, ou padrinho, ou vovô? E eles respondiam: “Deus te abençoe, meu filho”! Esse é um costume bíblico herdado dos judeus, registrado em Bamidbar 6.22-27: “Disse Hashem a Moisés: -Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: O Eterno te abençoe e te guarde. Assim, “porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.
Esse costume lindo perdeu sua força após o movimento feminista da década de 60, vindo outra geração cujos filhos começaram a chamar os pais de “você” em vez de “senhor ou senhora”. Perdeu-se o respeito e muita coisa mais.
Há outros indícios da forte presença dos judeus na história do Brasil colonial, Brasil império e Brasil república. Aliás, Brasil antes era escrito com “z”, Brazil, e carrega no seu nome um encargo maravilhoso e uma missão enquanto nação.
Esse nome se originou do “pau de ferro”, uma árvore fortíssima e pesadíssima. “Brasil” em hebraico é escrito assim: ברזיל ; e a palavra “ferro” assim: ברזל (barzel). São idênticas, tendo “Brazil” o acréscimo da pequenina letra (iod). Há uma história que traz a importância do nosso nome e nossa missão.
No Brasil colônia havia um judeu que comercializava o precioso “pau-de-ferro”, ou “pau barzel”, como se dizia “ferro” em hebraico. Pau barzel tornou-se logo “pau brazil”, de onde veio o nome do nosso país.
E se você fala hebraico, ao desembarcar em Israel e lhe perguntarem por sua nacionalidade, você responderá que é “Barzilai” (brasileiro).
Na Bíblia existe um personagem chamado Barzilai, um velho amigo de David Meleher e que o socorreu no deserto quando fugia da conspiração de Absalão (2Sm 17.27-29).
O texto diz que Barzilai e outros amigos de David “tomaram camas, bacias e vasilhas de barro, trigo, cevada, farinha, grãos torrados, favas e lentilhas; também mel, coalhada, ovelhas e queijos de gado e os trouxeram a David e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento”. Barzilai socorreu David com seus bens num momento de grande necessidade. Barzillay e Barzilay são variantes de Barzillai e Barsillay.
O nome é mencionado várias vezes na Torá com Barzilai de Gileade, o amigo do rei Davi, mencionado em 2 Samuel 17.27-29 e 19.32-40. Barzilai, o meolatita, é mencionado em 2 Samuel 21.8. No censo de Esdras (2,61) e Neemias (7,63) um clã sacerdotal leva o nome de “filhos de Barzilai”, seus membros traçando sua descendência para um casamento com uma das filhas de Barzilai.
O nome bíblico produziu vários nomes de família. Ben Barsillai é registrado no século 11 na Espanha; Barsillai no início do século 17 em Eretz Israel; Barzilai no início do século 19 na Itália; Barsilai e Barzel (ambos também ligados a Ir Barzel, a tradução hebraica de Eisenstadt, que significa “cidade de ferro” em alemão, a capital da província austríaca de Burgenland) no século XIX na Hungria e na Rússia; e Barzilay e Barzili no Israel do século 20, bem como Barzillai e Barzillay. Barzilay é documentado como um sobrenome judeu no século 17 no Brasil com Benjamy Barzilay. Os distintos portadores do nome da família judia Barzilay incluem o jornalista israelense nascido no húngaro Eliezer Barzilay.
Ser brasileiro é ser “Barzilai”. E esta é precisamente a nossa missão: ajudar Israel, ajudar as nações em seus desertos. E assim tem sido nossa história: Osvaldo Aranha presidiu a sessão da ONU que estabeleceu o nascimento do Estado de Israel.
Podemos ver que o povo brasileiro foi formado por pessoas de tantas nações que fugiam das guerras, das perseguições, da morte e, aqui, encontraram ajuda, amizade, esperança.
Esta foi e continua sendo a nossa missão: ser “Barzilai”. Podemos ver uma ligação forte do Brazil com Israel nas letras do nosso nome: Brazil (grafia antiga), que se escreve em hebraico sem as vogais (ברזיל ), seria: BRZ(I) L. Veja que nessas 4 consoantes temos as iniciais (como num acróstico) dos nomes de Israel (Jacó), e de suas 4 esposas: B (Bila), R (Raquel), Z (Zilpa), I (Israel) e L (Lia).
Não é interessante carregarmos o nome de Israel conosco? Fomos chamados por D-us para ajudar as nações e para servir aos que estão passando dificuldades. Cumpramos o nosso chamado como brasileiros (como Barzilai). Avante, “Barzilais”, com tefilah, e emunah e a parafraseando a torah: “Feliz és tu, ó Brazil! Quem é como tu? Povo salvo pelo
Eterno, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisareis os seus altos” (Devarim 33.29).
Fontes:
https://dbs.bh.org.il/familyname/barzilay
https://www.genealogieonline.nl/de/rodriguez-lopez-y-uribe-senior/I455.php
https://www.genealogieonline.nl/genealogie-van-der-veen/I20329.php
http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/82.pdf
https://www.eugenwonders.com/index.php?module=pages&id=101http://www.ofek-olami.co.il/cat/265-%D7%91%D7%A8%D7%96%D7%99%D7%9C
Que Deus abençoe a Israel, shalom
Lindo texto, vejo a ação de Deus sobre nossa terra Brasil.
Que deus continue abençoando a Grande Nação de Israel !!!
Ouvi e vi está reportagem em um vídeo e resolvi pesquisar melhor e sinto um orgulho muito grande de ter nossa terra em uma história linda como a da bíblia. Sinto mais orgulho ainda da história dessa terra estar também interligada com a história do povo judeu que vive a tantos milênios neste mundo … deu uma vontade de visitar Israel… Obrigado a todos por passarem esse conhecimento adiante.
O Senhor me conduziu aos estudos quanto a nossa nação como auxiliadora as outras, como BARZILAI, por um momento deixei de lado os estudos e de certo modo o encargo, porém quando decido procurar sobre meu nome descubro o quanto estou ligado a esse encargo pois me chamo ADRIEL filho de Barzilai neto de Barzilai, tenho imenso orgulho em ser BRASILEIRO essa nação sensacional e maravilhosa.
Que lindo,Adriel eu também me sinto assim é muito emocionada em aprender e descobri com o seu estudo,que o nosso Brasil foi escolhido por Deus,qdo Oswaldo Aranha fez aquele gesto tão nobre….(ISRAEL com Aline)O canal traz muitas curiosidades e estudos….creio que você também vai gostar!!!..obrigado por dividir conosco!!!…Deus te abençoe ABUNDAMENTE!!!.
Perfeito! Uma satisfação ser brasileiro. Muito bem contada a história da origem do nome de nossa Pátria
Meu nome é Sara, do meu Esposo é Moisés, do meu filho é Lucas e da minha filha é Adriely, amo meu paiz Brasil e que Deus abençoe Israel!!
Que honra, hein, Adriel!
Significativa e interessante reportagem/artigo…
que Deus abençoe nosso Brasil ou Barzilay
Ótimo saber q nosso Brasil tem muita influência com os hebreus.
Não conhecia essa história, q pena os nossos filhos desconhecem essa história pq não são ensinados nos colégios seculares…. confesso q passei a amar o meu país….em saber q estamos tão ligados ao povo Judeu!!! A ISRAEL
Isso faz tanto sentido do porque o brazil é tão rico é Deus na sua soberania trabalhando na história pra ajudar a Israel e as nações e pra ajudar a evangelizar as nações desde o início da nossa nação temos a cruz no centro antes Vera cruz ou santa cruz bendito seja Deus
Um valeuzão pelo post; também sou Barzilai : Adroaldo Benedito Secon , com a ajuda de Deus amo fazer a caridade
‘Independente de qualquer fato sou amigo de Israel. Pois de lá vêm a minha salvação: Cristo. Waltenir de Araujo
Viva ISRAEL viva Brasil O ETERNO ACIMA DE TODOS
O avô da minha mãe era judeu, morava em Portugal na Cidade do Porto e veio fugido para o Brasil em 1944. Minha filha está fazendo a árvore genealógica e descobriu que ele tinha mais 5 irmãos segundo o que consta na Torre do Tombo, o problema é que não aparecem em lugar nenhum (sumiram). Meu bisavô veio num navio fugido pra não morrer, essa era a história contada pelos meus avós, pais e tios, história que não podia ser contada a estranhos. Nós morávamos num lugar perto de Turiaçu-Maranhão, esse lugar só havia parentes e quem era parente do meu papai, também era parente da minha mamãe, traduzindo: como não havia outras famílias, o sobrinho pedia para a tia a própria prima em casamento. O que me motivou a escrever este comentário é que em todos os meus familiares se toma benção até hoje e ai dos meus filhos e sobrinhos se deixarem de tomar benção!
Que o Eterno abençoe Israel e os barzilay
Barzilai ou Barsillai se trocar as letras de lugar forma Brazilia ou Brasília capital do Brasil
Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei os que te amaldiçoarem
Perfeito! Uma satisfação ser brasileiro. Muito bem contada a história da origem do nome de nossa Pátria
Orai pela paz em Jerusalém. Salmo 122.6
Paz sobre Israel!
Olá povo abençoado do nosso Deus. Eu estava aqui lendo a Bíblia em Samuel,e me deparei com o nome Barzilai e fiquei me perguntando se o nome do nosso pais tem algo em comum com o nome do ancião descrito na bíblia. Pesquisei a fundo e me deparei com esse estudo e comecei a chorar e agradecer por ter nascido no Brasil. Um lugar acolhedor,um povo de coração bom. Uma nascao escolhida por Deus para abrigar e proteger cativos . Obrigado Deus por ser uma descendente de um lugar que jorra água no deserto para saciar a cede de outros povos,línguas e nações.
Sempre me perguntei porque DEUS abençoa tanto o Brasil, creio ser essa a resposta.
A história é sempre escrita por quem está no poder. Sempre desconfiei quando diziam que havíamos sido colonizados por degredados, a escória da Europa. Achei muito coerente e crível esta hipótese tendo em vista que o Brazil era governado por quem comandava a inquisição.