O QUE SIGNIFICA A FAIXA BRANCA POR BAIXO DO TELHADO?

Hoje em dia esta faixa é meramente decorativa mas em tempos foi um código judaico e significava que aquela casa era residência de uma família judia onde os judeus em transito podiam pedir apoio e acolhimento. A faixa era pintada com barro branco por baixo do beiral por ser o local com menor probabilidade de ser dissolvida pelas chuvas.

Como é sabido, os judeus são uma etnia religiosa perseguida ao longo dos séculos. Hitler tentou exterminá-los nos campos de concentração e com essa atitude escreveu a página mais negra da história da humanidade. A Beira Baixa foi um dos locais do país onde se concentraram inúmeras famílias judias e ainda hoje alberga a maior comunidade judaica com sede em Belmonte. A maior parte destes judeus dedica-se ao comércio, e até há poucos anos atrás a maior parte dos feirantes que frequentavam as feiras e mercados de Penha Garcia eram judeus da comunidade de Belmonte.

Os judeus são uma etnia religiosa muito antiga, remonta a mais de dois mil anos antes de Cristo. Inicialmente eram grupos étnicos oriundos das tribos de Israel e hebreus do antigo oriente e Abraão foi o seu líder religioso. Até 1948, data da criação do estado de Israel, os judeus não tinham pátria, eram populações nómadas que procuravam por todo o mundo “a Terra Prometida” por Deus a Abraão.

Guilherme Carreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *